3 de fev. de 2011

Corinthians fora da Libertadores

 Principal objetivo do Corinthians em 2011, a Taça Libertadores da América acabou precocemente para o clube do Parque São Jorge. Com uma derrota por 2 a 0 para o Deportes Tolima, em Ibagué, na Colômbia, o Timão deu adeus à competição ainda na primeira fase, a chamada “Pré-Libertadores”. Desde que ela foi instituída, em 2005, jamais um brasileiro tinha sido eliminado nessa fase.
Na semana passada, quando empatou por 0 a 0 com os colombianos, no estádio do Pacaembu, o discurso alvinegro era otimista. Até porque um novo empate, só que com gols, daria a classificação à fase de grupos ao Timão. Mas em campo nesta quarta-feira não foi possível ver o mesmo otimismo.
O técnico Tite realmente não armou bem a equipe, e essa foi sua primeira derrota em 14 jogos. Mas Ronaldo andou em campo, a diretoria contratou mal e outros jogadores importantes, como Jucilei, Dentinho e Jorge Henrique sumiram. Para piorar, o peruano Cachito Ramírez entrou em campo credenciado pela boa estreia no Paulistão e fez uma grande besteira: foi expulso por conta de uma cotovelada apenas um minuto depois de entrar em campo no lugar de Paulinho.
E agora, Corinthians? Acabou o ano? Não, não acabou, é verdade. Mas a equipe encontrará um clima complicado no Brasil. A pressão da torcida deve ser grande. A começar pelos pedidos pela demissão de Tite, ouvidos no estádio em Ibagué. E no domingo, o Timão tem nada menos que um clássico com o líder Palmeiras pelo Campeonato Paulista.
A crise alvinegra chegou cedo em 2011.
Sobre o jogos podemos dizer que no primeiro tempo o Corinthians não entrou em campo time desencontrado e com um meio-campo sem criatividade. O Tolima bem postado em campo, aproveitou da fragilidade do lado esquerdo da defesa corinthiana e teve lá suas melhores oportunidades. E se nao fosse o goleiro Julio Cesar esse primeiro tempo poderia ser bem pior.
No segundo tempo mesmo sem alterações o Corinthians demonstrou um principio de reação com Paulinho e Jucilei aparecendo mais para o jogo. A equipe colombiana, já não conseguia mais imprimir o bom toque de bola de antes. E o Corinthians, enfim "dominava" o jogo, mas sem criar muito oportunidades de gol.
Aos 20" Murillo deu um bom passe em profundidade para Santoya tocar na saída do goleiro Julio Cesar e abrir o marcador para o Tolima. Os jogadores do Corinthians ainda reclamaram impedimento, mas a posição era legal. Prontamente, então, o técnico Tite resolveu mudar. Tirou Dentinho e Paulinho para as entradas de Danilo e Luis Ramírez.
As mudanças mesmo que tardias e buscando remediar o gol do Tolima tinham potencial para dar certo. Em seu primeiro lance, Luis Ramírez infantilmente deu uma cotovelada em Chará e acabou expulso. Com um homem a menos a situação ficou pior aos 32 minutos. Murillo fez lindo cruzamento para Medina marcar de cabeça: 2 a 0. Entregue, o Corinthians nada conseguiu fazer. Levou "olé" nos minutos finais e, agora, tem de encarar o vexame na volta para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário